Covid-19: cargas virais atingiram níveis elevados nos esgotos da capital em julho

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Apesar da flexibilização de medidas preventivas e da maior sensação de segurança, dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) do início do mês mostram que Brasília está entre as quatro capitais brasileiras que, entre o fim de junho e o início de julho, estiveram com cargas do novo coronavírus elevadas nos esgotos.

Nota de Alerta publicada pela Rede Monitoramento COVID informou sobre a elevação na capital federal, considerada significativa, junto a Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza nas semanas epidemiológicas de 25 e 26 de junho.

Na semana 22 (de 29 de maio a 4 de junho) a carga viral atingiu 1,34 trilhão de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes do Distrito Federal. Já na semana 24 (de 12 a 18 de junho) –  a carga foi ainda maior: 1,58 trilhão de cópias por dia para cada 10 mil habitantes. Mesmo assim, na semana 25 (de 19 a 25 de junho) a carga caiu para 1,1 trilhão de cópias, mas apesar da queda, o nível segue elevado no Distrito Federal.

Segundo a ANA, esses dados são medidos em sete das oito estações de tratamento de esgotos, que tratam o esgoto de aproximadamente 80% da população local.

Junto com a elevação da carga viral nos esgotos, o número de novos casos confirmados de COVID-19 no Distrito Federal também aumentaram significativamente, conforme registra o gráfico disponibilizado pela ANA:

 

 

Com o aumento expressivo de casos que estavam em queda desde fevereiro deste ano, a recomendação é que as medidas preventivas para o controle do coronavírus sejam mantidas.

 

A Rede Monitoramento COVID Esgotos acompanha as cargas virais e concentrações do novo coronavírus no esgoto de seis capitais e cidades que integram as regiões metropolitanas de: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro para ampliar as informações para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

 

Os dados obtidos por meio dos estudos do grupo pode auxiliar na compreensão da circulação do vírus, auxiliando as autoridades locais de saúde na tomada de decisões relacionadas às medidas preventivas. Além disso, também as informações divulgadas alertam aos riscos de aumento de incidência do vírus ou novos surtos precocemente.

 

Informações mais detalhadas sobre os pontos de monitoramento, incluindo a justificativa, podem ser acessadas no Boletim de Apresentação da Rede. Além disso, o histórico de resultados pode ser consultado nos Boletins de Acompanhamento, disponíveis no site da ANA  e os resultados semanais das regiões integradas podem ser acessados pelo Painel Dinâmico da Rede Monitoramento COVID Esgotos.

Por Ana Carolina Pessoa

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress