DF antecipa vacinação contra H1N1

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou que vai antecipar para o dia 25 de abril a imunização contra o vírus H1N1 para dois tipos de integrantes que fazem parte do grupo de risco, gestantes e menores de 5 anos de idade. Entretanto, se a secretaria receber mais 130 mil doses até o dia 12, a antecipação pode ser a partir do dia 18.O DF recebeu um total de 162.850 doses, o que representa apenas 25% de todo o estoque que possuirão para a finalização da campanha.

Confira o boletim:
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/258487446″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

O atual grau de virulência (capacidade do vírus ou bactéria se multiplicar dentro de um organismo) e o número de mortes nas faixas de risco foram os argumentos para a decisão da antecipação. Segundo a Secretaria de Saúde, o caráter atual é bem agressivo comparado com as semanas epidemiológico de 2010 e 2014, anos que também ocorreram casos da aparição do vírus.

Números

De acordo com a secretaria, existem 33 mil gestantes e 183 mil menores de 5 anos a serem vacinados no DF. Fazem parte do grupo de risco do H1N1 pessoas que tem problemas como hipertensão e diabetes, os encarcerados, indígenas, idosos e os profissionais da saúde. O público alvo da campanha de vacinação do sistema público é focado nesse grupo. A campanha para o restante dos integrantes do grupo permanece no dia 30 de abril.

Verificou-se 26 casos e três mortes causadas pelo H1N1 no DF. Dentre as mortes, está uma idosa acima de 60 anos e duas mulheres adultas entre 20 e 59 anos. As regiões com maior incidência do vírus no DF são Paranoá, Águas Claras e a extensão entre o Vicente Pires e Taguatinga. Na sexta-feira (08) foi constatado mais um óbito com suspeita da presença do vírus, a secretaria não confirmou a relação com H1N1 e disse que a diretoria de vigilância epidemiológica (DIVEP) está investigando a origem morte.

Por Arthur Menescal e João Victor Bachilli

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress