Abusou do fast food ou das bebidas no último carnaval e se sentiu mais pesado? Para a nutricionista Camila Lima, que é professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB), o consumo de frutas e legumes pode ser uma caminho para reequilíbrio da vida saudável e manutenção do bem-estar.

Carnaval levou a alguns abusos? Foto: Paulo Renato MacCulloch/ Agência Ceub
A docente explica que vegetais ricos em água e antioxidantes são remédios poderosos contra a ressaca e a recuperação do organismo. Ela recomenda opções como alface, espinafre, brócolis e couve-flor, pois possuem poucas calorias e são fontes de vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo energético.
Já nas frutas, a nutricionista recomenda frutas ricas em água, vitamina C e antioxidante, como morango,melão, melancia e limão.
Antioxidante
Para Camila Lima, além de ajudarem na reidratação, esses alimentos fornecem vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico.
“As frutas e verduras são ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem as células. A alta quantidade de fibras e o baixo teor de carboidratos contribuem para a perda de peso e o controle do açúcar no sangue”, explica a especialista.
Segundo a professora, as formas de consumo podem potencializar ou minimizar os benefícios dessas frutas e verduras. Ela indica distribuir as frutas ao longo do dia em pequenas refeições ou mesmo acrescentar frutas nas saladas, caldos e smoothies.
“A melhor forma de consumir verduras de maneira geral, é optar por métodos mais saudáveis, como assar ou cozinhar no vapor. Esses métodos preservam melhor os nutrientes e facilitam a digestão, que pode estar fragilizada após o desgaste físico e a possível desidratação causados pelo Carnaval.”
Remédio para ressaca
Para quem exagerou nas bebidas alcoólicas, é muito comum recomendar isotônicos, mas a especialista alerta que, embora os isotônicos ajudem na reposição de minerais, eles contêm açúcares e corantes artificiais.
Para ela, o mais recomendado são as bebidas naturais, como sucos e água de coco.

Outra bebida que ela recomenda é o chá de gengibre para combater o enjoo e as náuseas.
A docente ainda avisa que após a noitada vale evitar alimentos muito pesados e gordurosos, pois podem sobrecarregar o sistema digestivo.
“Alimentos como frituras, carnes gordurosas e doces podem sobrecarregar o sistema digestivo, causando desconforto, indigestão e náusea. O ideal é consumir alimentos leves e de fácil digestão, que ajudam na recuperação do corpo e contribuem para a hidratação.”
Por Paulo Renato MacCulloch (texto e fotos)
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira