Entre janeiro e março deste ano, o número de notificações de escorpiões em residências no Distrito Federal chegou a 244. A quantidade é maior do que no mesmo período do ano passado, quando houve 211 recolhimentos, de acordo com a Diretoria de Vigilância Ambiental. Além da preocupação com o ataque a seres humanos, outro problema é que ataques dessa espécie peçonhenta a bichos de estimação pode ser fatal, segundo explicam os veterinários.
De acordo com o veterinário Eulélio José Dias, da mesma maneira que o veneno tem efeitos maiores em crianças do que em adultos graças ao seu tamanho e peso, os animais de estimação sofrem sintomas fortes com quantidades menores do que necessárias para um humano.
Ouça aqui trechos de entrevistas do veterinário
O veterinário avisa que a situação se complica por causa de sintomas variados que podem confundir o diagnóstico. Entre eles pode-se observar vômito, vermelhidão e inchaço no local da picada (que é difícil de ver em animais mais peludos). Outros sintomas são a dificuldade para respirar, diarreia, paralisia de músculos, comportamento agressivo, dilatação de pupila e até efeitos neurológicos, e sem tratamento as alterações cardíacas e enfisemas pulmonares agudos levam a morte.
Atraso
Caroline Castro, 34 anos, viu o cachorro morrer por causa de uma picada de escorpião. Tudo aconteceu da forma mais inesperada. Mickey, pinscher miniatura, tinha acabado de sair de um banho e tosa no pet shop. Só que, quando chegou em casa, o animal começou a se coçar. Caroline recorda que inicialmente não deu muita atenção, já que ele tinha acabado de ser tosado. O desespero veio quando ele começou a tremer. “Corremos de volta para o pet shop, mas já era tarde para o Mickey, eu nem imaginei que ele tinha sido picado, a gente simplesmente não tem noção dessas coisas.”
Prevenção
Além de ficar atento para os sintomas demonstrados pelos animais de estimação para levá-los ao veterinário mais rápido possível é necessário tomar medidas higiênicas. O veterinário Eulélio José Dias lembra que o escorpião se alimenta de baratas e se abriga em locais fechados como buracos, frestas e sapatos, por tanto a melhor maneira de garantir sua segurança e de seu cão ou gato é manter sua residência limpa, sem resíduos de lixo ou de obras que atraem insetos e servem de moradia para escorpiões. Atenção também para ralos em sua casa que precisam ser fechados, pois o aracnídeo pode caminhar por dentro da encanação.
Por Matheus Augusto Vale de Sousa