Postos do DF ampliam cobertura de vacinação contra HPV, mas medicamento “sumiu” em 2 dias

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A estudante de medicina, Alessandra Andrade, de 21 anos, costuma acompanhar em páginas do Facebook campanhas na área da saúde. Foi em uma página de rede social que ela soube da ampliação da campanha da vacinação contra HPV. Animada, marcou com sua irmã e combinaram de tomar a vacina.  Elas estavam em Alexânia (GO), sua cidade de origem e procurou a imunização por lá. Obteve a resposta de que não havia a medida no estado do Goiás. Então, retornou para Brasília, onde reside, e no final de agosto recebeu a notícia de que as doses haviam acabado tanto na Asa Norte quanto na Asa Sul.  Alessandra se deslocou, então, para Planaltina, na tentativa de receber uma das doses que estariam prestes a vencer no dia 4 de setembro (nesta segunda).

No primeiro posto, a jovem chegou no momento em que aplicavam a última dose em um paciente. No segundo, recebeu a notícia de que também haviam acabado pouco antes dela chegar. O Centro de Saúde nº 02 alegou que as 35 doses recebidas acabaram em 40 minutos. “Eu queria muito ter conseguido, porque as doses são muito caras, e aperta um pouco, porque as despesas de morar fora e da faculdade já custam muito”, afirmou a estudante.  Alessandra acrescenta que, ainda sim, fica feliz em saber que as doses acabaram devido à alta procura por parte da população. Em laboratórios particulares, as doses de vacina contra HPV podem custar de R$ 300 a R$ 350. Ela não encontrou as vacinas remanescentes.  De acordo com apuração realizada pela Agência de Notícias UniCEUB, apenas dois dias após a ampliação, no dia 24 de agosto, postos de saúde já não possuíam as doses.

Leia mais sobre vacinação: por que adultos deixam de se imunizar na fase adulta 

Objetivo foi evitar desperdício

Com recomendação do Ministério da Saúde, no dia 22 de agosto, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a vacinação contra HPV em 106 postos para pessoas com idades entre 15 e 26 anos. O objetivo da medida foi  evitar o desperdício de doses prestes a vencer no dia 4 de setembro, devido às baixas buscas pela campanha do público-alvo (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos). A Secretaria da Saúde afirmou que um total de seis mil doses se encontram nessa situação e acrescentou, em nota, que “a ampliação não se trata de uma campanha e sim uma recomendação do Ministério da Saúde”.

Vacina previne câncer

De acordo com a ONG Instituto Oncoguia, HPV (Human Papillomavirus), que em português significa Vírus do Papiloma Humano, é um grupo de mais de 100 tipos de vírus, que pode ser transmitida sexualmente ou de mãe para filho no momento do parto . Ele possui esse nome porque cerca de 60 variedades da doença causam verrugas ou papilomas.

Se o vírus não for tratado, pode se tornar câncer de colo de útero. Por isso, a importância da vacinação contra o HPV, que não possui efeito em quem já foi exposto a algum tipo do vírus. A vacina também pode prevenir contra alguns tipos de câncer associados, ainda de acordo com a ONG.

 

Por Marcela Martini 

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress