Saúde do homem não pode ficar descuidada depois de “Novembro Azul”

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A campanha do Novembro Azul teve início no Brasil há 12 anos atrás, e apesar de apresentar resultados positivos, no resto do ano a procura pelo diagnóstico e tratamento são muito pequenas quando comparadas ao mês de novembro. Na primeira semana da campanha, há um pico nas pesquisas pelo termo “câncer de próstata”, porém esse interesse se mostra apenas momentâneo, decaindo com o passar do tempo, assim como a procura pelo tema.

(Imagem: Freepik)

De acordo com a plataforma Google Trends, há um aumento nas buscas somente no mês de novembro, termos relacionados ao câncer de próstata ganham forte destaque, aumentando em até 300% a quantidade de pesquisa relacionada ao tópico. Apesar de existir desde 2008, a campanha começou a ganhar popularidade no ano de 2013, desde então os números de pesquisa e procura ao tema seguem aumentando anualmente, embora nos outros meses do ano o interesse não seja tão significativo.

Na visão do médico urologista, titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Eduardo Araújo, 33, os programas sociais de conscientização ao câncer de próstata estão tendo uma boa repercussão. “A perspectiva para o futuro tende a ser positiva; os homens estão começando a tratar o assunto com menos preconceito, e tendo a mente mais aberta em relação ao exame”, comenta ele, ressaltando também que, as campanhas estão tendo um efeito positivo.

Com uma estimativa de cerca de 65 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o doutor alerta aos homens para procurar um urologista, tendo em vista que 16% dos casos passam indetectados pelo exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), sendo necessário assim fazer o exame de toque. “O urologista é capaz de orientar o paciente da maneira correta, apesar de ter que ser delicado para não constranger ou obrigar o paciente a nada”, explicou.

Ademais, o urologista comenta sobre de que forma o câncer de próstata e o câncer de mama são relacionados e como uma campanha pode ajudar a outra, visando o fato delas possuírem certa proximidade no calendário. “Existe correlação entre os dois cânceres pois suas origens genéticas são similares, e a população deveria saber disso. O Novembro Azul pode pegar carona nisso pois como é mais comum as mulheres buscarem tratamento no outubro rosa, isso pode influenciar os homens a ir atrás também, ainda mais dentro do mesmo lar”, exemplifica o doutor Eduardo.

O site oficial do INCA dispõe de diversas informações sobre o tema, dentre elas, o que pode aumentar o risco da aparição do câncer de próstata, como, por exemplo; o sedentarismo; fatores genéticos; idade avançada; excesso de gordura corporal; exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, dentre outros. “Levar uma vida saudável é a melhor maneira de evitar o câncer, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, sono regulado, e fazer consultas frequentes desde cedo”, informa o urologista, dizendo que, bons hábitos são o caminho para uma vida saudável.

Para eventuais dúvidas ou mais informações sobre o câncer de próstata, a ouvidoria do INCA está disponível através do email: ouvidoria.geral@inca.gov.br, ou dos telefones: (21) 3207-1399 / 3207-1420/ 3207-1613.

Por Bernardo Guerra e Vinícius Pinelli

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress