Saúde mental: entidades oferecem atendimentos de voluntários pela internet

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Diante da pandemia do coronavírus, a condição emocional das pessoas pode ser afetada. Assim, para monitorar e acompanhar populações potencialmente de risco para o COVID-19, bem como para outras comorbidades em termos de saúde mental, como depressão e outros transtornos, projetos buscam amparar ao menos o lado emocional da comunidade  durante esse período. 

A Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPBsb), por exemplo, oferece atendimento virtual gratuito durante o período da pandemia. O projeto se destina àqueles que se percebem vivenciando este período de confinamento com angústias, ansiedade e sofrimento. Segundo a psicóloga Daniela Prieto, psicanalista da entidade, o confinamento e até o risco de contaminação podem ser experiências devastadoras. “É uma experiência de perda, no ponto de vista da rotina que a pessoa já possuía e das pessoas com quem ela convivia. Além de toda essa vivência do medo da contaminação e o medo da morte”, afirma 

O projeto conta com ao menos 20 profissionais autorizados a receber as demandas. Para ter acesso aos serviços, interessados devem acessar o site da sociedade e entrar em contato por e-mail ou por whatsapp com um dos profissionais listados na página. O atendimento regular em psicanálise dura em média 45 a 50 minutos, podendo ser  tanto por vídeo chamada quanto por telefone, vai da preferência de cada um. 

Clique aqui para acessar o site da entidade

A profissional explica que a psicanálise tem um objetivo para além da melhoria de sintomas de sofrimento que possam estar presentes. O objetivo da prática é de transformação da personalidade e não apenas da melhoria sintomática, como na terapia. 

Vulneráveis

O Sesc DF, em conjunto com a Universidade de Brasília, também oferece atendimento voluntariado on-lineSegundo Renata Arouca, psicóloga clínica do Sesc, a iniciativa é voltada para os mais vulneráveis. “Os idosos, que pela faixa etária, têm se constituído como uma população de vulnerabilidade social e de saúde. Os profissionais de saúde (também são público-alvo) pelas condições de trabalho e exigências de preparo emocional na atuação da linha de frente do atendimento”.

A psicóloga Renata  Arouca alerta que devido à pandemia, há um aumento dos índices de irritabilidade, depressão, angústia e violência doméstica que podem ser agravados diante de ameaça da vida, do adoecimento e das incertezas econômicas e sociais do país nesse novo quadro. Esta ação social visa a democratização e o alcance das ações de saúde a todos,  e tudo começou com apenas 2 profissionais. Hoje a rede já conta com 34 profissionais, dentre eles há psicólogos, enfermeiros, médicos, professores de Yoga e assistentes sociais. 

O projeto é voltado para grupos virtuais de até 15 pessoas, sem limites de idade. Os interessados pelo serviço online devem enviar um e-mail para renatam@sescdf.com.br, informando o nome completo e horário preferencial de atendimento. Assim os grupos serão criados para bate-papo de uma hora por meio de vídeo chamada.

O atendimento regular em psicanálise dura em média 45 a 50 minutos. A estrutura pode ser tanto por vídeo chamada quanto por telefone, vai da preferência de cada um.

Por Beatriz Ramos 

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress