Nesta segunda-feira (05), Brasília recebeu 3 jogos do Novo Basquete Brasil (NBB), todos realizados no ginásio da ASCEB. Logo no começo da tarde, o Paulistano venceu o Brasília por 70 a 66, em jogo emocionante decidido nos segundos finais. Na sequência, Corinthians e Unifacisa se enfrentaram, e o Timão levou a melhor por 93 a 79. Para fechar o dia, o líder Flamengo dominou o Caxias na reta final e ganhou de 77 a 58.
No primeiro jogo, o time da capital, que não têm mais chances matemáticas de classificação para os playoffs, surpreendeu o Paulistano e liderou o placar durante a maior parte do tempo, até que no início do último quarto os paulistas anotaram 10 pontos seguidos e colocaram fogo na partida. Com as duas equipes trocando cestas e se alternando na liderança, o Brasília desperdiçou duas chances na linha de lance livre que teriam empatado a partida com poucos segundos restando, primeiro com Eric Laster e depois com Nezinho, mas o americano errou uma das tentativas e o ídolo candango não acertou nenhum dos dois tentados, o que sacramentou a vitória do Paulistano.
Du Sommer anotou o recorde de pontos de sua carreira (Foto: Arthur Ribeiro)
Em meio a defesas fortes e bom trabalho em equipe de ambos os lados, Du Sommer foi quem mais se destacou. Com 23 pontos, o pivô do time paulista anotou um novo recorde pessoal na carreira e foi fundamental na vitória. Pelo Brasília, o veterano pivô Caio Torres foi o principal nome, com um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes.
Logo em seguida, o Corinthians, vindo de uma derrota para o rival São Paulo, reencontrou o caminho das vitórias contra a Unifacisa. Apesar da partida ter sido lá e cá, no último e decisivo quarto, o Timão não deu chances ao adversário, pontuou sem muito esforço e disparou no placar, enquanto os paraibanos perderam a intensidade e se mostraram conformados conforme ficavam cada vez mais para trás.
Zoom Fuller foi o nome do jogo do Timão (Foto: Arthur Ribeiro)
Cada time teve quatro jogadores com dígitos duplos na pontuação (10 ou mais pontos), confirmando a boa atuação coletiva de ambos os lados. Entretanto, o grande nome do jogo foi o americano Kyle “Zoom” Fuller, que teve 30 pontos e 6 assistências, liderando seu time para o triunfo. Pela Unifacisa, o dominicado Nehemias Morillo foi o principal jogador, com 15 pontos e 7 rebotes.
Para fechar a noite, o Flamengo, mesmo após ter dificuldades no decorrer da partida, mostrou o porquê de ser o líder isolado da competição e venceu o Caxias do Sul. Sem seu principal jogador, Túlio da Silva, que não jogou por ser atleta do rubro-negro e estar apenas emprestado para a equipe do sul, os gaúchos vieram com forte defesa para conter o ataque do mengão, mas no último quarto isso não adiantou, e o Flamengo venceu a parcial por 25 a 5, que foi o suficiente para garantir o triunfo.
O jovem Yago foi fundamental na vitória rubro-negra (Foto: Arthur Ribeiro)
O estrelado elenco carioca teve mais de um destaque em quadra. Yago contribuiu com 17 pontos e 8 assistências, apoiado pelo ex-MVP Marquinhos, que teve 15 pontos, e do americano Luke Martinez com 14. Pelo Caxias, Eddy fez um duplo-duplo, anotando 13 pontos e 10 rebotes.
Após o dia de jogos, todos os seis times jogam novamente ainda nesta semana. Na quarta, o Caxias enfrenta o Pato basquete às 14:oo, seguido pelo Paulistano que encara o Pinheiros às 16:45, Flamengo e Cerrado encerram o dia às 19:30. Já na quinta feira, o Brasília abre a rodada diária contra o Mogi às 13:00, logo depois a Unifacisa joga contra o Bauru às 16:00, e por fim Corinthians e Campo Mourão às 19:00. Todas as partidas serão realizadas no ginásio da ASCEB, em Brasília, e sem presença de torcida.
Por Arthur Ribeiro