Grammy 2022: Doja Cat, a rainha do Tik Tok, concorre ao prêmio de Álbum do ano com Planet Her Deluxe

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Planet Her é o terceiro álbum de estúdio da rapper, cantora e compositora norte-americana Doja Cat. Sua edição padrão foi lançada em 25 de junho de 2021 e a edição deluxe veio apenas dois dias depois. Com uma pegada de pop, hip hop e R&B, Planet Her Deluxe reúne, para a alegria dos fãs da cantora, um total de 19 faixas e diversas colaborações e participações especiais de outros artistas, como Young Thug, Ariana Grande, JID, SZA, The Weeknd, Eve e Gunna.

O álbum de Cat, em sua versão deluxe, é atualmente indicado em duas categorias do Grammy Awards: Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal de Pop. Alguns singles também renderam mais indicações para a cantora: “Kiss Me More” concorre para as premiações de Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance de duo/Grupo Pop, devido à colaboração com a artista SZA, e “Need to Know” concorre para Melhor Performance de Rap Melódico. 

Doja Cat fez uma participação especial anterior ao seu álbum na música “Best Friend”, de Saweetie, em 7 de janeiro de 2021. A canção também resultou em mais uma indicação, na categoria de Melhor Canção de Rap. Sem dúvidas, a rapper chegará com tudo na premiação musical mais aclamada mundialmente, carregando um total de oito indicações. Não deixe de conferir a 64ª cerimônia do Grammy Awards, que acontece neste domingo, 3 de abril.

Capa do álbum Planet Her Deluxe, de Doja Cat (Foto: Spotify/Divulgação)

Lançamentos e recordes de singles

“Kiss Me More (ft. SZA)” foi lançado em 9 de abril do ano passado como o primeiro single de Planet Her. O som foi enviado para diversas rádios norte-americanas e conquistou grande sucesso comercial, permanecendo no top 10 da Billboard Hot 100 por dezenove semanas consecutivas. O single chegou à posição de número três e quebrou o recorde de mais semanas no top 10 por uma colaboração feminina. 

Doja Cat conquistou o prêmio de Melhor Artista Feminina de R&B no Billboard Music Awards de 2021, graças a “Kiss Me More”. A artista performou a canção ao lado de SZA durante a premiação. 

Atualmente, o hit possui o total de 319 milhões de visualizações em seu clipe oficial na plataforma Youtube, e mais de 4 milhões de curtidas, tornando-se assim o vídeo mais popular do canal da artista. 

Assista ao clipe de Kiss Me More ft. SZA:

Já o segundo single promocional do álbum, “Need to Know”, foi anunciado em 9 de junho de 2021 e lançado dois dias depois. Também impactou as rádios americanas e alcançou a sexta posição na Billboard Global 200, com o top 10 em países como Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Estados Unidos. Cat relatou que a canção foi lançada em antecipação ao single mais importante, “You Right”, com a participação do artista canadense The Weeknd, previsto para o dia de lançamento do álbum em sua edição padrão, 25 de junho. 

Com os enormes sucessos e recordes de streaming de “Kiss Me More”, “Need To Know” e “You Right”, Doja Cat se tornou então a primeira rapper a ter três músicas entre as dez mais cotadas na parada Top 10 Radio dos EUA. Os hits alcançaram o top 15 da Billboard Top 100 e da UK Singles Chart. O segundo hit apresenta 197 milhões de visualizações no Youtube e o terceiro segue com 150 milhões. 

Confira os clipes oficiais de Need To Know:

Concepção e processo criativo

Doja Cat revelou o nome do terceiro álbum de sua carreira durante uma entrevista para a revista americana de moda e cultura pop, V Magazine, em abril do ano passado. A artista relatou que Planet Her é o primeiro disco que sente como “totalmente seu” e vê que, ao invés de se esforçar para ser um tipo determinado de estrela pop, ela está finalmente incorporando uma de uma forma mais natural.

Seus álbuns anteriores, Amala (2018) e Hot Pink (2019), ajudaram a consagrar a carreira de Cat e a conquistar um espaço no mundo do pop e rap, mas é em Planet Her que a artista de fato mostra a sua versatilidade musical. Ela ainda contou que, como Hot Pink, cada canção seria distintamente diferente uma da outra, mas que pode-se esperar uma coesão maior no Planet Her. Pode-se dizer que o terceiro disco ainda segue o padrão de criação e composição que é a cara da cantora, mas ao mesmo tempo é inovador pela sua maior coesão entre as canções e versatilidade, espelhando assim a evolução artística de Doja Cat.

A respeito do nome escolhido, o planeta fictício idealizado pela norte-americana seria, para ela, o “centro do universo”, onde todas as espécies do espaço coexistem em harmonia. Ela explicou que, ao nomear o álbum, não tinha o intuito de conceber um planeta para mulheres, nem de ser uma “coisa feminista”. Estava apenas querendo “ser fofa” e, tendo em vista que o conteúdo das canções concentra-se em relacionamentos, Planet Her não é uma “declaração política, é apenas Planet Her, para garotas. 

Doja Cat enfatizou, durante uma entrevista ao iHeartRadio, o aspecto visual do disco, segundo ela, o seu projeto mais visualmente impactante até o momento: os videoclipes dos singles se passam em diferentes locais do planeta, seja no céu, na terra ou até mesmo no espaço. A produção de cada ambiente visou explorar seus respectivos aspectos e o que eles significam.

O álbum

Planet Her Deluxe é um disco de pop, hip hop e R&B, entretanto ele carrega elementos de diversos outros gêneros musicais: afrobeat, dancehall, reggaeton, disco, trap e funk são alguns exemplos, o que torna evidente a versatilidade de Doja Cat em compor, interpretar e performar cada uma de suas canções. A artista utiliza, com frequência, gírias, palavrões e erros gramaticais propositais, dada a sua licença poética, o que faz do “lirismo atrevido e informal” uma das características assinaturas de seu processo artístico.

Um pouco mais da metade do álbum é recheada de músicas extrovertidas, enérgicas e otimistas, para depois dar espaço a canções mais introspectivas e até melódicas. O ritmo de Planet Her flui de baladas alto astral às de desgosto, e desacelera para que uma nova vulnerabilidade surja. No geral, as letras das canções tratam a respeito de relacionamentos nos seus altos e baixos, o que não surpreende pelo fato de que metade delas foram escritas no Havaí em 2019, quando a cantora estava de férias se recuperando de um término recente. Doja Cat não demonstra timidez ou hesitação ao tratar de temas como sexo, luxúria, infidelidade, feminilidade divina e desejo. 

Músicas

“Woman”, a faixa de abertura, tem uma pegada afrobeat e reflete sobre as diferentes funções de ser uma mulher, desde prover o homem com uma família a lutar contra as tentativas do patriarcado de colocar uma mulher contra a outra, algo que Cat reconhece como recorrente. Apesar do que muitos acreditam, ela diz que a música não tem o propósito de ser feminista. A faixa eventualmente virou o quarto single do disco, e seu videoclipe oficial foi lançado em 3 de dezembro de 2021. 

Confira aqui:

A segunda faixa, intitulada “Naked”, é um reggaeton paquerador e íntimo, abertamente sobre sexo. Promove a ideia de confiança sobre corpos e sexualidade, e Doja deixa claro que não há nada errado em ser uma pessoa sexual. Em seguida, “Payday” apresenta a participação especial do rapper norte-americano Young Thug, que exalta a riqueza, sucesso e fama da cantora. Não precisando da ajuda financeira de mais ninguém, a rapper conclui que hoje possui tudo o que sempre quis a vida inteira.

A quinta faixa é “Get Into It (Yuh)”, aclamada como o quinto single de Planet Her. Doja Cat faz um tributo à cantora e rapper Nicki Minaj, uma de suas maiores inspirações. Nela, Cat se gaba a respeito de seu estilo de vida luxuoso e forte atração sexual. Minaj foi convidada para colaborar na canção, mas recusou por acreditar que não poderia melhorar ou contribuir com nada inovador e único.

O álbum segue com a já mencionada “Need To Know”, na qual Cat fantasia sobre seus desejos sexuais com um possível amante, com um estilo mais R&B. O interesse de duas pessoas já comprometidas com outros parceiros traz um quê de tensão e incertezas à música. 

A sexta faixa traz a colaboração da cantora Ariana Grande em “I Don’t Do Drugs”, numa balada pop-rap que descreve uma relação onde se está apaixonado por alguém que está desinteressado, como uma paixão de mão única. Nela, os temas de desapego e a falta de reciprocidade estão presentes.

A melancólica “Love To Dream” trata de rejeição e arrependimento: Doja relatou que a canção é sobre fantasiar e relembrar sobre um ex namorado, em meio a um relacionamento que foi lentamente dissolvido pela incapacidade da artista de ter sido uma parceira melhor. 

The Weekend fez brilhante contribuição na seguinte faixa, “You Right”, onde ele e Doja Cat cantam um para o outro no contexto onde ambos se desejam, contudo o comprometimento da rapper com outro homem seria um empecilho para ficarem juntos, e a questão da fidelidade a coloca em um dilema em oposição ao seu desejo.

“Been Like This” é a nona faixa de Planet Her: representa um relacionamento tóxico, que morre a partir do momento que Cat compreende a situação desfavorável que enfrenta, após traumas e injustiças causadas pelo parceiro. “Options”, por sua vez, foi escrita para exemplificar uma relação descompromissada, na qual Doja interessa-se apenas pela parte íntima sexual, deixando de lado, e por opção, as conversas e chamegos do dia-a-dia para poder curtir sem preocupações.

A décima primeira faixa, “Ain’t Shit”, deixa sua mensagem clara como água: homens não prestam e garotas devem ouvir o conselho de suas amigas, para evitar envolvimento com quem não as trata da forma devida. Há uma crítica escancarada aos “caras imaturos”, que se apoiam nas suas parceiras e dependem delas para tudo, tornando-se exploradores e insistentes.

“Imagine” conta sobre as conquistas da compositora, como que todo o seu trabalho duro rendeu para que ela pudesse ter tudo o que sempre quis. Além disso, Cat inclui os obstáculos que teve de superar para chegar aonde está hoje, como pessoas que não acreditaram nela. 

“Alone” lembra uma mistura de pop e R&B dos anos 2000, cuja letra traduz a solidão de Doja Cat como algo que ela aprendeu a lidar, como ela pode estar bem estando solteira.

A popular “Kiss Me More” ficou como a décima quarta faixa do álbum em sua edição deluxe, com versos alegres, paqueradores e atrevidos. Doja e SZA cantam sobre como o romance e o sexo podem coexistir na perfeita relação picante e carinhosa. 

Já “Up and Down” parece estar direcionada aos haters e falsos fãs da rapper, que fala dos altos e baixos da vida e alfineta quem não a respeita. “Tonight” é uma das faixas bônus da edição deluxe e estampa as facetas de uma traição, na qual um rapaz compromissado não consegue evitar de se interessar por Cat.

A penúltima faixa, “Ride”, se assemelha sutilmente a “Ain’t Shit”, representando um cara imaturo, mentiroso e desinteressado que não valoriza a cantora da forma que ela merece, pela falta de esforço em manter a relação e falta de sentimentos reais pela sua parceira. Por fim, Planet Her Deluxe é concluído com “Why Why”, totalizando dezenove faixas.

A Crítica

Após o seu lançamento, o disco recebeu críticas majoritariamente positivas de diferentes críticos musicais e uma ótima repercussão nacional e internacional. Tornou-se o primeiro álbum a passar suas três primeiras semanas na segunda posição da Billboard 200, desde The Pinkprint (2014) de Nicki Minaj, e alcançou o top 10 em vários outros países, inclusive o número um na Nova Zelândia.

Planet Her conquistou o prêmio de Álbum de R&B Favorito na 49ª cerimônia do American Music Awards em 21 de novembro de 2021. Segundo a Billboard, Doja Cat fechou o ano como a artista feminina de R&B e hip-hop mais vendida nos Estados Unidos e a quarta mais vendida em geral. O terceiro álbum de sua carreira foi o sexto mais vendido nos EUA em 2021 e o quinto mais reproduzido globalmente no Spotify no mesmo ano, quebrando o recorde de maior estreia por uma rapper feminina na plataforma de streaming.

A artista recebeu elogios pelo seu vocal rápido e divertido, bem como o domínio em alternar entre o canto e o rap. A Rolling Stone escreveu que o álbum tem um ar de estreia da cantora, por mais que já seja o terceiro que produz. O The New Yorker pontuou que Planet Her promove uma fluidez de gênero de forma perfeita, a partir do legado da antecessora Nicki Minaj. Exclaim! expressou que o disco não possui músicas ”puláveis”, e que possui coesão e muitos lados de Doja.

Doja Cat: a rainha do Tik Tok 

O sucesso de Doja Cat também se deve muito à rede social Tik Tok: conhecida por ser uma plataforma de vídeos voltados principalmente para cultura e entretenimento, é muito comum que músicas “viralizem” no aplicativo. Doja passou a ser conhecida por muitos através do Tik Tok, pois várias de suas canções foram utilizadas repetidas vezes em vídeos variados na plataforma. Usuários iniciaram trends e dance challenges (tendências e desafios de dança) com músicas de Planet Her e até mesmo algumas anteriores ao álbum, como “Say So”, “Streets”, “Need To Know” e “Woman”, que bombaram e assim acabaram por divulgar mais ainda o trabalho da artista.

“Woman”, a mais nova queridinha do público do Tik Tok, já foi utilizada em cerca de 2.2 milhões de vídeos na rede social. A canção rendeu um dance challenge viral criado por Tracy Joseph, usuária @tracy.oj. Seu vídeo possui atualmente quase 176 milhões de visualizações, um número surpreendente para o padrão de visualizações no Tik Tok, e quase 26 milhões de curtidas. É definitivamente uma das trends musicais de maior sucesso já vistas na plataforma. Confira o vídeo de Tracy.

Artista: Doja Cat

Lançamento: 27 de junho de 2021

Duração: 59 min 28 sec

Gênero(s): pop, hip-hop, R&B

Gravadora(s): Kemosabe, RCA

Produção: Doja Cat, Yeti Beats, Y2K

Por Giovanna dos Santos Macedo de Souza

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress