Montero Lamar Hill é um rapper e cantor pop de 22 anos, nascido no ano de 1999, em Lithia Springs, Geórgia, Estados Unidos. Começou a se envolver com música quando o mesmo produzia músicas autorais no SoundCloud e estourou com o sucesso “Old Town Road”, que contou inclusive com uma versão junto do cantor Billy Cyrus, esta que ficou no ranking da Billboard Hot 100 por 19 semanas consecutivas. No Grammy de 2020, ele venceu duas estatuetas de seis indicações, nas categorias de Melhor Performance de Grupo/ Duo Pop e Melhor Vídeo Musical por “ Old Town Road ( Remix)”.
Capa de Montero, álbum de Lil Nas X (Imagem: Divulgação)
Este ano, Nas X concorre a 4 categorias, sendo elas, Álbum do ano, Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Clipe e Melhor Colaboração de Rap. “Montero” é seu primeiro álbum de estúdio, feito pela Columbia Records, do total de três desde o início de sua carreira, este com um gênero pop-rap, teve seu lançamento no dia 17 de Setembro de 2021, com um total de 15 músicas. O projeto possui uma duração de 41 minutos e 17 segundos, contando com a participação de diversos artistas, como Miley Cyrus, Megan Thee Stallion, Elton John, Doja Cat e Jack Harlow. No dia do seu lançamento o álbum teve 4,2 milhões de streams em 24 horas no Brasil, e na primeira semana todas as músicas estavam entre as 200 mais ouvidas no Spotify.
Ao produzir o processo de divulgação de seu novo álbum, Nas X não poderia ter sido mais criativo. Em uma postagem em suas redes sociais, o mesmo publicou uma imagem de um chá revelação, em que Lil aparecia grávido para mostrar que iria ter um neném, ou seja, seu novo álbum “Montero”.
Lil Nas X passou por muitas dificuldades em sua vida, este álbum foi uma forma de compartilhar com o mundo que deve-se ser quem você quiser, que apesar dos momentos difíceis é possível sonhar e chegar ao topo. “ Criar este álbum tem sido uma terapia para mim. Aprendi a parar de tentar controlar as percepções dos outros de quem sou, do que posso fazer e onde estarei. A única opinião que realmente importa é a minha”, disse o cantor em seu Twitter.
Dessa forma, o artista conta como foi difícil aceitar quem ele é de verdade. Por ser gay assumido e negro, Nas X teve que lidar com questões como racismo e bullying, principamente durante sua adolecência. Este álbum, além de abordar temas como problemas familiares, fama e sexo, mostra a originalidade de Lil ao abordar tais tópicos de forma em que o público pudesse sentir a letra, aproveitar o ritmo, as batidas, e ao mesmo tempo entender como o mundo funciona, pois não importa quem vôce seja, todos possuem o mesmo direito de um grande sucesso.
Lil Nas X se tornou figura comum no Grammy desde que bombou em 2019 (Imagem: Divulgação)
Cada música apresentada no álbum possui uma história por trás, assim como nos clipes é possível observar algumas referências a desenhos ou outros artistas. Exemplos disso são as músicas “Lost In The Citadel”, que se inspirou nas escolhas estéticas do desenho Rick and Morty, ou em “ Panini”, que se refere ao desenho animado Chowder, de 2007, no qual a menina é apaixonada pelo protagonista. Na ocasião do último, Lil Nas X a compara com os fãs que não queriam o sucesso dele, em uma relação contraditória.
Na música “Industry Baby”, produzida pelo cantor Kanye West, Nas retrata a presença de um homem negro e queer no mainstream, no topo do mercado, falando também dos dois Grammys recebidos em 2020. Já em “Sun Goes Down”, o artista fala sobre o racismo e bullying na adolescência, no impacto de quem ele é, um jovem que questionava se sua pele era muito escura, assim como escondia sua sexualidade.
Em “Dead Right Now”, é relacionado os conflitos com seus pais. No ano de 2020, Lil falou sobre sua mãe. “Não temos um relacionamento muito próximo. Mesmo quando tentei ajudá-la, não deu muito certo”, disse a respeito de sua progenitora, que é dependente química.
O público não é o único a ter suas faixas favoritas do álbum, o cantor tem uma listinha das suas prediletas, sendo “ Tales Of Dominica”, que conta sobre inseguranças, ansiedade e críticas, “ Lost In Citadel”, “ Industry Baby” e “ Scoop”, que segundo ele teve um processo mais divertido.
Com esta obra de arte musical, Lil Nas X concorre a 4 estatuetas do Grammy. O resultado será visto neste Domingo, dia 3 de Abril, onde dois Grammys podem se tornar seis depois do lançamento de “Montero”.
Por Valentina Lisboa