A liga nacional de basquete, Novo Basquete Brasil (NBB), voltou à capital nesta sexta-feira (18/12), no ginásio da ASCEB, em partida válida pela 6° rodada do primeiro turno. O Brasília Basquete fez o papel de anfitrião diante do Clube de Regatas do Flamengo. O time brasiliense teve sete desfalques na partida, devido a lesões e a covid-19, mas contou com a estreia do novo armador, Jefferson Socas, embora não tenha sido o suficiente para superar seu adversário carioca, que deu uma aula de basquete nos últimos três quartos.
O jogo
Com um início acirrado de partida, a equipe de Brasília soube se impor e aproveitou bem seus arremessos para sair na frente no placar, contando com boas atuações do estreante, Socas, do ala, Eric Laster, e do ala-pivô Diego Conceição, que combinaram para 18 dos 24 pontos marcados pelo time no quarto. Já o Flamengo teve um começo lento de jogo, dependendo da atuação do ala-armador, Chuzito, para se manter no jogo, acertando todos os quatro arremessos de 3 metros. O argentino marcou 12 de um total de 22 pontos marcados pelo time rubro-negro. O primeiro quarto encerrou com Brasília levando a vantagem, 24 a 22.
Foto: Gabriella Tomaz
A história mudou com a chegada do segundo quarto, o time da capital sofreu um “apagão” em quadra e o adversário aproveitou. O Brasília sofreu nas mãos da boa defesa do Flamengo, que controlou o garrafão em ambos os lados e foi letal no ataque através de seu veterano pivô, Hettsheimeir. A equipe candanga errou 78% de seus arremessos feitos e foi incapaz de chegar a uma pontuação de dois dígitos no quarto, se limitando a apenas 9 pontos. O time carioca, por sua vez, não perdoou a desatenção da oposição e fechou o quarto com 19 pontos de diferença, chegando a marca de 28 pontos no final. O primeiro tempo encerrou com o placar agregado de 33 a 50 para o Flamengo.
Com o começo do segundo tempo, Brasília conseguiu se recuperar do “apagão” no quarto passado, e se organizou melhor no ataque e foi liderado pelo ala americano, Samuel Yeager. O time soube escolher seus arremessos de forma mais efetiva e levou seu tempo para construir as jogadas, porém, a parte defensiva do time seguiu desfocada, deixando jogadores adversários livres e não conseguindo manter a posse dos rebotes, desta forma, a equipe candanga foi, mais uma vez, castigada pelo Flamengo, que deixou claro o porquê de ser considerado uma das melhores equipes da competição e passou novamente da marca de 20 pontos em um quarto. O terceiro quarto acabou com o placar de 17 a 25 para a equipe carioca, 50 a 75 no placar geral.
Com 25 pontos atrás, o time da capital iniciou o último quarto em busca de uma redenção e, quem sabe, uma segunda vitória seguida na temporada. Com a ausência do armador Nezinho por lesão, os veteranos Samuel, Diego e Caio Torres assumiram a responsabilidade de levar o time em busca da prorrogação. Com bom uso do jogo coletivo e espaçando a quadra, o Brasília estava na liderança do quarto até os minutos finais, onde o ala-pivô e ídolo do Flamengo, Olivinha, entrou no jogo e acabou com as esperanças dos brasilienses. Ele selou a vitória rubro-negra ao anotar oito pontos e dois rebotes em apenas cinco minutos em quadra. O último quarto acabou com vantagem para o Flamengo, 24 a 28, com o placar geral encerrando em 74 a 103 para o time carioca.
Confira abaixo entrevista do jogador Olivinha, do Flamengo
Destaques da partida
Por parte da equipe da casa, o destaque da noite foi o americano Samuel Yeager, responsável por organizar e criar boa parte das chances ofensivas do Brasília na partida, o ala anotou 16 pontos, 4 rebotes e 6 assistências. Do outro lado da quadra os grandes destaques do time carioca foram o veterano Olivinha, chegando a marca de 19 pontos e 9 rebotes, e o argentino Franco Balbi, que ficou a três rebotes de conseguir um triplo-duplo na partida, anotando 12 pontos, 7 rebotes e 11 assistências.
Confira entrevista do jogador Diogo
Próximos jogos
O Brasília volta às quadras no domingo (20/12) às 16h, no ginásio da ASCEB, buscando sua terceira vitória da temporada, desta vez em um confronto direto de final de tabela contra a equipe do Pato Basquete. O Flamengo também estará de volta ao ginásio da ASCEB no domingo (20/12), onde irá enfrentar o outro time local e o mandante da sede de Brasília, Cerrado Basquete, às 19h, com direito a transmissão ao vivo da DAZN.
Por Bernardo Guerra
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira