Em partida válida pela 7ª rodada no Novo Basquete Brasil (NBB), o Brasília Basquete recebeu o Campo Mourão nesta terça-feira (22) no Ginásio da ASCEB, na Asa Sul, e acabou derrotado por 94 a 78. Com destaque para o ala norte-americano Sammy Yeager, 24 pontos e quatro assistências, a equipe candanga não conseguiu superar os desfalques ocasionados pelo surto de Covid-19 no clube e precisou arcar com o cansaço acumulado ao longo da partida.
O confronto começou animado, com as equipes trocando pontos, em especial bolas de três. O Brasília, comandado pelo armador Jefferson e Yeager, abriu 10 pontos de vantagem após uma sequência intensa de arremessos difíceis convertidos pelo time. Em contrapartida, a equipe do Paraná conseguiu se manter no jogo graças ao armador Pierotti, que anotou 8 dos 22 pontos do grupo no 1º quarto.
No 2º quarto, o clube da capital começou a errar mais arremessos, abrindo espaço para as investidas ofensivas do Campo Mourão, que, com o ala Castellon, aproveitou a deficiência da defesa de perímetro dos brasilienses, visto que o atleta encestou 3 das suas 4 bolas de três no jogo durante o período. Também na etapa, o ala Cadu, de apenas 17 anos, fez sua estreia no NBB pelo Brasília, o que evidenciou as dificuldades do time em compor o elenco diante das complicações com o novo coronavírus.
Após o intervalo, a mudança de intensidade do Brasília foi notória, o cansaço começou a aparecer e, como consequência disso, as bolas que estavam caindo antes, diminuíram a sua frequência. Além disso, Pierotti continuou a chamar a responsabilidade da partida para si, aproveitando os corta-luzes para infiltrar no garrafão ou servir cestas mais fáceis aos seus companheiros, o que contribuiu para a virada do time paranaense, 69 a 63.
Por fim, o time candango se viu sem opções dentro de quadra e focou sua estratégia no ala Sammy Yeager, que correspondeu bem dentro do panorama que a partida apresentava, mas não foi o suficiente para vencer a equipe do Campo Mourão com uma rotação de jogadores completa e saudável.
Essa foi a última partida do Brasília Basquete na bolha do NBB na capital federal. O próximo jogo da equipe candanga é contra os conterrâneos do Cerrado Basquete no dia 06/01, quarta-feira, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo.
Por Thiago Quint
Imagens: Gabriella Tomaz