
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro vai reestrear no Cine Brasília nesta terça-feira (23), às 20h. O grupo estava sem local definitivo para se apresentar desde que o Teatro Nacional foi fechado para reforma, em janeiro de 2014. Desde então, os músicos tocaram em diversos pontos de Brasília, como o Teatro dos Bancários e Teatro Pedro Calmon. Agora, a orquestra poderá tocar no Cine Brasília até que o antigo ambiente seja restaurado.
O espaço conta com 619 lugares para a plateia. Segundo administração do local, foram necessárias reformas no palco para acomodar toda a orquestra. Além disso, foi criado um depósito para abrigar os instrumentos.
Reforma
O Teatro Nacional foi interditado por problemas na fiação e estrutura geral, que poderiam colocar em risco os frequentadores do local. O governo Agnelo propôs uma reforma do Teatro, para torná-lo “um dos mais bonitos do mundo”. O orçamento inicial da obra, segundo a Secretaria de Cultura, era de R$ 220 milhões, o dobro do que o governo atual possui para gastar. A Secretaria de Cultura, em nota, informou que está em contato com o autor do projeto da reforma e que não há previsão para reabertura do teatro.

Confira imagens da orquestra (Crédito: TV Brasil)
Por Letícia Rodrigues