O Paranoá é a cidade com a maior produtividade de trigo do Brasil, ou seja, é o local que, proporcionalmente, mais se produz por hectere. A região administrativa produz em média que chega a oito toneladas do grão por hectare.
O especialista também ressaltou que há incentivos para os produtores. Além do clima, há outras características propícias para o plantio, como o conhecimento tecnológico, assistência técnica, e, principalmente, um mercado consumidor.

Cenci nasceu no Rio Grande do Sul, onde aprendeu a técnica da plantação. Há dez anos começou a plantar trigo no DF e não se arrepende. O produtor disse que o cultivo de trigo é a fonte de renda familiar. “O pãozinho nosso de cada dia aí, eu acho que ele está me trazendo o retorno financeiro também que me ajuda muito durante o ano”.
O produtor de trigo Leomar Cenci disse que a plantação do cereal é economicamente viável e com alta produtividade, o que gera um bom retorno aos agricultores.
O engenheiro técnico Cláudio Malinski reforçou que o trigo plantado no Paranoá é excelente para produção de pães, massas e biscoitos. Segundo o especialista, a estimativa de colheita deste ano é 8.100 toneladas, aproximadamente cinco mil toneladas a mais que no ano passado.

Leia Mais:
[button link=”http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/index.php/morango-se-destaca-em-brazlandia/” color=”red” newwindow=”yes”] Morango se destaca em Brazlândia[/button]
[button link=”http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/index.php/planaltina-exporta-pimentao-para-outras-regioes-do-pais/” color=”red” newwindow=”yes”] Planaltina exporta pimentão para outras regiões do país[/button]
Por Jade Abreu