Projeto social no Varjão com artes marciais ajuda crianças e adolescentes

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Identificar novos talentos, moldar atletas, formar campeões, mas, acima de tudo, transformar a realidade de crianças carentes da Região Administrativa do Varjão. Estes são alguns dos objetivos do Projeto “Gracie Barra Varjão”.

Tudo começou em 2002 quando o atleta de jiu-jitsu, Rodrigo Carvalho, mudou-se de Roraima para a Brasília com a intenção de prestar vestibular em fisioterapia. Já no primeiro semestre de faculdade, em 2003, Rodrigo conheceu as dificuldades enfrentadas pelas crianças do Varjão, e então decidiu dar inicio ao projeto junto com a Diretória Central Estudantil.

Érica Martins, atual coordenadora do programa, conta como surgiu a iniciativa “Quando o Rodrigo conheceu o Varjão, a cidade era bem famosa pelo alto índice de criminalidade. Os pais saem para trabalhar e deixam as crianças sozinhas em casa, elas acabam indo para a rua e sendo um alvo fácil para os bandidos, especialmente os traficantes. Isso sensibilizou o Rodrigo, e então ele decidiu dar inicio ao projeto”.

Carvalho ficou a frente da iniciativa até o final de 2007 quando terminou a faculdade e mudou-se para o Canadá. Com isso, Vanderson Matias, morador do Varjão e primeiro aluno do programa em 2003, passou a coordenar as aulas.

“Quando o Rodrigo foi embora de Brasília, ele deixou o projeto nas mãos do meu esposo Vanderson, que foi primeiro aluno do programa. Hoje o Vanderson também está no Canadá dando aulas de jiu-jitsu junto com o Rodrigo”, conta Érica Martins.

Gleison Oliveira, 13, aluno do “Gracie Barra Varjão” há 2 anos, afirma que o jiu-jitsu tem mudado sua vida. “Além de ser um esporte ótimo de se praticar, o jiu-jitsu me ajuda a ter disciplina e raciocínio rápido. Até minhas notas na escola melhoraram depois que comecei a lutar”.

Ao longo de 11 anos, a iniciativa já beneficiou centenas de crianças e adolescentes carentes. Hoje, as aulas contam com mais de 60 alunos frequentes.

Pelo bom trabalho e por estar dentro do sistema Gracie Barra, professores e alunos do Varjão já receberam diversos convites para competir e dar aulas no Canadá.

De acordo com Érica Martins, a história de Rodrigo Carvalho e consequentemente da iniciativa “Gracie Barra Varjão” vão se tornar tema de um documentário produzido pela TV Canadense Fight Netork que será exibido no segundo semestre deste ano em mais de 10 países como EUA, Portugal, Bélgica, Angola, entre outros.

Quem gostou da iniciativa e quiser participar ou contribuir de alguma forma com o projeto, basta ir até a creche comunitária do Varjão de segunda a sexta-feira. As aulas são gratuitas.

 

Por João Paulo Machado

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress