“Uma pessoa está conectada a outra pelo interesse de trocar informações”, disse o publicitário Vinícius Magalhães, sobre o crowdsourcing. O conceito refere-se a um ambiente colaborativo, que trabalha com a multidão, aborda o poder do coletivo e une mentes criativas na busca pela inovação dos moldes de comunicação ou o aperfeiçoamento de alguma ideia já apresentada.
Para ele, o motivo do crescimento dos canais de comunicação acontece devido ao fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas uma às outras.
O tema abordado é um modelo de produção, que explora a participação dos usuários para a difusão de informações, a partir de iniciativas voluntárias. O publicitário explica que a revolução digital definiu os novos rumos para o crescimento dos meios de comunicação. A prática colaborativa retoma a essência da sociedade.
A internet é uma ferramenta que surgiu para melhorar a organização das pessoas em grupos, comunidades, hashtags e outros. O conteúdo em si, é produzido pela ampla população mundial e não há limites para a informação, assim como, nada é iniciado do zero. No mundo com tamanha tecnologia, a substituição das pessoas pelas máquinas é algo decorrente, por estas serem “mais eficientes” em diversos aspectos, porém, jamais serão em um: a criatividade.
Por Íris Cruz, Natália Pires e Alysson Gommes