“Tá faltando espaço”, é assim que a banda Lusco Fusca caracteriza o cenário musical brasileiro. A banda de 7 integrantes ( Luiz – vocal ; Felipe – baixo ; André – gaitista ; Smith – percussão ; Flip – guitarrista ; Rodari – guitarrista ; Eduardo – baterista ) traz um som que mistura estilos do reggae ao punk rock.
Para a banda, Brasília já foi cenário de inspirações de muitas bandas que fizeram sucesso nos anos 80, mas, atualmente, os músicos que querem crescer e tocarem projetos de suas autorias perdem espaço para aqueles que se dedicam a covers de bandas já consagradas. “A gente vive a mediocridade do tributo. E você é super refém disso, por que se você quiser tocar suas autorias, é difícil achar alguém que queira que a gente toque”, afirma a banda.
Além disso, Lusco Fusca tem seu objetivo: reafirmar a cultura brasiliense. Para eles, diferente das outras regiões do Brasil que já tem uma cultura consolidada, Brasília ainda não tem uma música regional por ser muito nova. “A gente sente uma necessidade de como uma geração 100% de Brasília afirmar essa cultura regional nossa. Nós temos características que são só nossas”, diz o vocalista.
A banda, que em seu clipe “Bem vindo à Brasília” reúne filmagens de diversos cenários brasilienses, também traz a proposta de inclusão a todos os tipos de pessoas em vários momentos. “A proposta do clipe foi fazer algo completamente inclusivo, sem essa maquiagem. Brasília é muito maquiada. A gente foi atrás da quebradeira. Da cultura popular de Brasília que é muito subvalorizada”, completam.
Por Deborah Fortuna e Juliana Braz
Sobre outras bandas que a Lusco Fusca se inspira, confira a entrevista com quem já passou pelo Esquina Musical [button link=”http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/index.php/programa-esquina-musical-traz-novas-bandas-do-df/” color=”red”] Banda Rupestre [/button] [button link=”http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/index.php/rock-independente-cresce-em-brasilia-com-a-banda-dona-cislene/” color=”red”] Dona Cislene[/button]