Greenmeeting – A embaixadora da Malásia, Dato`Sudha Dev, afirmou, durante sua palestra, que uma nação não pode ser somente avaliada por sua economia, mas por seu cuidado com o meio ambiente. Com este pensamento, a Malásia tem colocado a sustentabilidade como pilar principal do desenvolvimento do país, se comprometendo a reduzir emissão de gases e incentivar a pesquisa.
Rica em diversidade, a Malásia busca preservar seu território e acredita que em poucos anos será reconhecida como nação verde. “O grande desafio é suprir uma população inteira com energia sustentável, mas estamos lutando para alcançar este objetivo em poucos anos”, disse a embaixadora. Preocupados com as rápidas mudanças climáticas, criaram o projeto Green Building, um dos maiores investimentos do país que consiste em melhorar a eficiência dos recursos – hídricos, energéticos e materiais – nas novas construções, reduzindo os impactos ambientais.
Localizada no sudeste asiático e com uma população de, aproximadamente, 28 milhões de habitantes, a Malásia ainda é um país vítima da pobreza e seria enriquecido com a implementação de tecnologia verde. Para isto, Dato`Sudha sugere a criação de novas leis, o financiamento e aprimoramento de pesquisas. Diante desta realidade, onde não estão sendo medidos esforços, Dato`Sudha Dev acredita que 2020 será o ano para novos parâmetros sustentáveis.
Greenmeeting é o nome do XII Encontro Verde das Américas, que foi realizado no Museu da República, em Brasília, nos dias 21 e 22 de maio de 2013.
Por Anna Beatriz, estudante de jornalismo e repórter da Agência de Notícias UniCEUB