Em um ano marcado por mudanças climáticas, com altas temperaturas, faltas de chuvas, enchentes e queimadas, os prefeitos eleitos e reeleitos nas cidades goianas do Entorno do DF, com mais de 50 mil habitantes, apresentaram a maioria de suas propostas ligadas à agricultura e saneamento básico em suas cidades.
Das nove propostas apresentadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas uma
foge de temas repetidos como agricultura e saneamento básico.
Jessica do Premium (União), prefeita eleita de Santo Antônio do Descoberto (GO), foi a que mais apresentou propostas diversificadas sobre o tema entre os nove prefeitos.
A nova prefeita trouxe em suas ideias o aterro sanitário e limpeza urbana, regularização fundiária urbana e rural, além de projetos que abrangem os cuidados dos animais como parque ecológico municipal, projeto de viveiro municipal e saúde animal, se diferenciando dos demais candidatos eleitos.
Já o prefeito do Novo Gama (GO), Carlinhos do Mangão (PL), em seu plano curto de governo não detalhou nada sobre medidas a serem tomadas em relação ao meio ambiente e trouxe um breve tópico sobre agricultura que estaria mais relacionada ao fator econômico do que sustentável.
Por fim, os demais políticos trouxeram ideias a serem tomadas em suas cidades, como, criar agenda para tratar dos temas ambientais no âmbito da cidade, proposta do prefeito Marcos Vinícius (MDB) de Valparaíso do Goiás.
Pontos de coleta seletiva em toda a cidade junto com programas de conscientização foram iniciativas em comum de alguns governos, Delegado Cristiomário (PP) eleito de Planaltina (GO), prefeita de Formosa
Simone Ribeiro (PL), Dr Luiz Otávio (PL) prefeito de Cristalina (GO).
Por Júlia Lopes
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira