Novo sistema de compartilhamento de bicicleta foi inaugurado em Brasília nesta quarta-feira (28). De acordo com o coordenador adjunto do GDF, Ronaldo Alves, o sistema funciona com o objetivo de fornecer uma alternativa de transporte sustentável, limpo, economicamente viável e ecologicamente correto. Por enquanto, somente há cem bicicletas espalhadas por dez estações já inauguradas na área central do Plano Piloto; são elas: Memorial JK, Praça do Buriti, Centro de Convenções/Estádio, Torre de TV, Setor Hoteleiro Norte, Rodoviária, Catedral, Ministério do Trabalho, Ministério da Defesa e da Cultura.
De acordo com o coordenador, além da melhoria ambiental, a bicicleta como transporte funciona como grande agregador de pessoas, e potencializa a melhoria da qualidade de vida. “A percepção ambiental está em quando você começa a retirar carro da rua e diminui a emissão de poluente, tornando a cidade mais agradável de viver, em função da redução do automóvel, que é o mais provoca poluição das cidades”, completa.
O coordenador ainda garantiu que os dez pontos escolhidos não tem relação com a Copa ou os turistas e que o sistema é totalmente desenvolvido pensado na população brasiliense.
O projeto ficará em uma fase experimental de dois anos, em que serão avaliados a forma como o sistema está funcionando, a qualidade da prestação de serviço e possibilidade de expansão. Caso funcione de maneira eficaz nesse período, a ideia é expandir para outros locais do Plano e de cidades satélites.
Para usar as bicicletas, será necessário fazer um cadastro no site www.mobilicidade.com.br/bikebrasilia e destravar os aparelhos através do aplicativo de celular ou pelo telefone 4003-98465. Cada pessoa poderá usar a bicicleta por uma hora e esperar cinco minutos para usá-la de novo em cada estação.
A expectativa é que quatrocentas bicicletas estejam disponíveis para uso até o fim de 2014.
Por Deborah Fortuna