Campus Party: impressoras 3D chamam atenção no evento; assista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

 

No terceiro dia de Campus Party, as impressões 3D tiveram destaque. Como avanço da tecnologia, esse tipo de impressão está sendo usado para criar instrumentos, máquinas e  até casas. As impressoras são programadas para reproduzir objetos em três dimensões. Os participantes desta edição tiveram a oportunidade de ver de perto um objeto sendo construído.

Nano Gennari, de  28 anos, é instrutor de voo e apaixonado por tecnologia. Ele levou sua máquina de impressão 3D para o evento com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento. “Desde pequeno eu já mexia com computador. Quebrei meu primeiro computador com 6 anos de idade. Desde então eu sempre gostei de saber como as coisas funcionavam. No ensino médio, aprendi a programar e logo depois aprendi a mexer com eletrônica. A comunidade maker foi crescendo e fui me integrando”, afirmou Nano Gennari.

Sobre o funcionamento de uma impressora 3D, Nano Gennari explicou que é necessário ter modelo 3D daquilo que quer imprimir. “Você pode usar um software de modelamento ou encontrar um modelo na internet.  Depois jogamos no software que vai dar as instruções para a impressora fazer a impressão”, esclarece Nano.

Quando perguntado sobre o objeto mais legal que já imprimiu, Nano Gennari surpreendeu na resposta. “É difícil falar disso, é uma série de pequenas vitórias. Desde a programação da impressora e software até o produto final”.

Para Nano Gennari, as impressões 3D têm um futuro promissor pela frente. “A impressão 3D vai facilitar muito a prototipagem, vai ajudar pessoas que querem fazer um produto e tem que fazer testes”, diz Nano.

Ester Belliene tem 36 anos e viu de perto um objeto sendo construído pelas impressora 3D. Para ela foi uma experiência inovadora. “Eu sou meio antiquada, achei estranho, mas é muito interessante. Fiquei meio chocada, mas é algo que a gente precisa. É muito prático”, ressaltou a comerciante.

Por Gustavo Gomes (texto e reportagem em vídeo) e Ricardo Ribeiro (imagens e edição de vídeo)

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress