Plataforma gratuita, criada por brasilienses, reúne serviços de trabalhadores autônomos

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Uma plataforma digital gratuita idealizada por dois empreendedores brasilienses, batizada de Oddie, oferece espaço para que trabalhadores autônomos serviços. No Distrito Federal, já há oito mil cadastrados. 

Daniel Alano, um dos fundadores da Oddie

A plataforma, criada neste ano, está disponível para trabalhadores na maior parte dos estados.

Leia mais sobre o desemprego durante a pandemia

A inspiração por trás da ideia

Os brasilienses Daniel Alano e Victor Alves moravam nos Estados Unidos quando idealizaram o projeto.

Segundo eles, o objetivo era desenvolver uma plataforma para fornecer melhores oportunidades de trabalho para os brasileiros que precisassem desse auxílio.

A proposta nasceu depois que os empreendedores pesquisaram cerca de 400 empresas e aplicativos com ideias similares ao redor do mundo, mas chegaram a conclusão de que nenhum funcionava de forma gratuita.

Além, disso, de acordo com Alano, em entrevista à Agência UniCEUB, os autônomos que sofrem constantemente para achar oportunidades de conseguir empregos ou divulgar seu trabalho, muitas vezes não têm condições de arcar com os custos de outros aplicativos ou até o conhecimento de como utilizá-los. 

¨Nessa relação, quem tem mais patrimônio é geralmente quem tá contratando. O nosso objetivo é resolver o problema de quem presta os serviços. Então o que a gente tá fazendo é uma coisa bem única¨, diz.

Em relação à experiência de morar fora do país, ele considera-se privilegiado. 

Nós dois somos privilegiados por termos estudado em boas escolas e universidades. A ideia era trazer alguma coisa de volta que pudesse ajudar o brasileiro. Então, a gente começou a procurar ideias de startups que pudessem realmente impactar de uma maneira positiva o país, tanto em termos de escala quanto em termos de benefícios”.

“A gente pensou então nessa questão do trabalhador autônomo, procurando ajudar essas pessoas tanto no trabalho quanto na vida delas ̈ 

Os efeitos da pandemia

Eles entenderam que a situação pedia saídas alternativas que ajudassem trabalhadores que perderam o contato direto com potenciais clientes. Com o aumento do desemprego e a necessidade de busca constante por ¨bicos¨, a plataforma criada pelos dois se apresentou como uma alternativa à busca tradicional por empregos para muitos brasileiros.

“Talvez se a gente tivesse começado antes da pandemia, a gente teria chegado nela já com reconhecimento dos clientes e aí com essa nova situação isso explodisse¨, diz Daniel Alano.

¨Ao mesmo tempo, a gente entende que a pandemia trouxe algumas mudanças importantes ao perfil do brasileiro em relação ao uso de ferramentas digitais para solucionar problemas.̈

 Com o lockdown em metrópoles brasileiras o comércio digital cresceu no Brasil e a tendência chegou ao mercado da prestação de serviços e isso fez com que a Oddie se tornasse um meio essencial para muitos. 

Apesar de nunca terem feito propagandas fora da capital nacional, metade dos usuários na plataforma são de outros estados, segundo Daniel Alano.

Esse crescimento orgânico demonstra como as pessoas têm se adaptado a essa nova situação e a busca rápida online de trabalhos conquista cada vez mais os brasileiros.

Daniel também explica que no momento da criação do sistema a expectativa era um ¨8 ou 80¨.

Havia uma expectativa de que ocorresse um “boom” de inscrições de usuários ainda no início, mas tinham também muita cautela, considerando que a ideia pudesse não dar certo.

Hoje os dois estão satisfeitos com a escala de crescimento do negócio, constatando que, por exemplo, tem mais de 400 eletricistas cadastrados só em Brasília. 

Leia mais sobre start ups brasilienses 

O futuro da plataforma

Em relação à possível criação de um aplicativo de celular para expandir o alcance da ferramenta, Daniel revela que ele já estaria “saindo do forno”.

A equipe hoje já tem basicamente todas as telas do futuro app desenvolvidas de acordo com o co-fundador e o produto final deve estar disponível ao longo do próximo mês.

Mesmo nessa nova versão da plataforma, Daniel garante que tudo continuará sendo gratuito para quem o utiliza. Isso porque os dois co-fundadores levantaram capital ainda nos Estados Unidos para poder manter pelo menos esse início de projeto.

Os dois criaram assim um modelo de negócio baseado na premissa de que a Oddie será utilizada com frequência, fazendo com que no futuro se torne o símbolo dos aplicativos de busca de trabalho, do jeito como, por exemplo, o WhatsApp é o aplicativo de comunicação brasileiro.

Com esse crescente engajamento, Daniel espera poder um dia contar com empresas parceiras e, dentro da linha de produtos ofertada aos usuários, adicionar produtos com desconto desses parceiros.

Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress