Indignado, governo quer resposta por escrito da Casa Branca sobre espionagem

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

fotoOs ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Justiça , José Eduardo Cardozo, anunciaram em uma coletiva hoje a tarde que o governo brasileiro está indignado quanto a suposta espionagem do governo americano sobre a presidente Dilma Rousseff.

O ministro Alberto Figueiredo disse que pediu explicações por escrito à Casa Branca. Tanto Cardozo quanto Figueiredo se esquivaram as perguntas dos jornalistas quanto a viagem da presidente Dilma aos Estados Unidos em outubro.   “Ele (Shannon) entendeu o que foi dito. Que foi dito em termos claros”, disse o chanceler quando foi perguntado sobre a conversa com o embaixador americano, Thomas Shannon.

Sobre a reação do governo brasileiro, ele disse que  “a reação do governo brasileiro vai depender do tipo de resposta que for dada, por isso precisamos de uma resposta formal por escrito”.  As declarações vieram um dia após a denúncia do programa Fantástico, da TV Globo,  que revelou novas informações sobre o programa de espionagem do governo americano, que teria espionado a presidente Dilma Rousseff e seus assessores mais próximos.

Após a coletiva, a reportagem procurou o Ministro Eduardo Cardozo no Ministério da Justiça e perguntou se a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) teriam falhado ao não detectar a espionagem do governo dos Estados Unidos, ele disse que vai esperar a resposta da Casa Branca para se manifestar.

Por Gabriel Mendonça – Agência de Notícias UniCEUB

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress