A partir do próximo dia 11 de novembro será realizada, em Varsóvia, na Polônia, a 19ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-19), que tem como missão a definição das bases para a elaboração do novo Protocolo de Kyoto. A reunião em Varsóvia termina no dia 22 de novembro.
Um novo acordo climático deverá ser assinado dentro de dois anos e sua implantação está prevista para o ano de 2020, dando sequência à cooperação que teve início na chamada Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992, quando foi adotada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O novo acordo substitui o Protocolo de Kyoto assinado durante a COP-3, realizada no Japão, em 1997.
A realização do evento, que vai discutir a necessidade de criação de um novo ordenamento financeiro internacional, favorável ao estabelecimento de economias de baixo carbono, é fundamental para a discussão das bases que nortearão o compromisso global para a redução das emissões. Os países se encontram divididos defendendo diferentes posições e a costura de um acordo global passa pela acomodação de interesses entre os que poluem mais (China e Estados Unidos), entre os que defendem metas compulsórias de redução para os países em desenvolvimento e entre os que defendem a flexibilização de metas de redução.
A emissão de gases de efeito estufa, grande responsável pelas mudanças do clima provocadas pelo homem, é o principal tema a ser discutido, uma vez que, somente por meio do controle da emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa, o ritmo acelerado das mudanças climáticas poderá ser contido. A medida visa a reduzir os danos causados pelos fenômenos climáticos extremos que vem ocorrendo, com frequência, nos últimos tempos, e que estão relacionados com o aumento da temperatura na Terra. O objetivo maior é evitar que a temperatura se eleve para mais de 2oC.
Esta não será a primeira vez que a Polônia sediará uma Conferência ambiental. Em dezembro de 2008, teve lugar naquele país, em Poznan, a COP 14 (Conferência XIV das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), junto com a quarta sessão da Reunião das Partes do Protocolo de Quioto).
Por Helena Azeredo – Agência de Notícias UniCEUB