Enade: formados em 26 cursos fazem prova

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Pouco antes de se formarem, estudantes de ensino superior realizam uma prova nacional que não interfere nas notas das disciplinas, mas ajuda a compreender o desempenho dos cursos. O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) pode elevar o status da faculdade e garantir a manutenção de financiamentos federais para os alunos das próximas turmas. Na prática, o que ele faz no exame será mais um legado que pode deixar para os futuros colegas e para a instituição. Neste ano, formandos em 26 cursos em todo o país farão provas no dia 22 de Novembro.

Com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes referentes ao conteúdo curricular de diversos cursos, o Ministério da Educação (MEC) regulamentou o exame substituindo em 2004, o Exame Nacional de Cursos, conhecido como “provão”. A prova aplicada tem a função de avaliar a instituição de ensino e o curso específico por intermédio do rendimento dos estudantes.

Composta por 75% de questões específicas e 25% de formação geral, o exame abrange todos os estudantes ingressantes no primeiro ano e os concluintes, com mais de 80% da carga horária. A avaliação do Enade é  realizada anualmente, porém, cada curso tem sua avaliação examinada a cada três anos. No ano de 2014, os ingressantes não realizaram a avaliação.

Experiências

Formada em design de moda, Joana Peixoto, 23 anos, ressalta que mesmo não tendo estudado tão somente para a prova, acredita que o exame cumpre seu objetivo de medir o conhecimento do discente.

Antes de trocar de curso, o então estudante de direito, Bruno Chaul, observou que muitos alunos não se empenham para fazer a prova. Ressalta ter sido abordado e desencorajado para fazer o exame. “Vários alunos disseram para fazer de qualquer maneira”.

Estudante do 10º semestre de direito, Fenando Teles, 25 anos, possui uma visão similar. Acredita não ser o melhor jeito de avaliar a instituição por meio do estudante. Ele diz não imaginar que os alunos irão se empenhar para fazer a prova, pois o exame não acrescenta nota. “Só tem de fazer a prova e não vale ponto”.

Para o psicólogo Kayan Almeida Fagundes, 24 anos, a prova do Enade é “bastante” ampla. Ele explica que é necessário que o estudante esteja preparado para a prova, já que não pode ser considerada “fácil”. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o exame realizado pelo aluno é composto pela avaliação e um questionário onde o aluno descreve seu desempenho na prova.

O exame disponibiliza quatro horas para concluir a prova, não sendo fornecido à instituição a menção final de cada aluno. O aluno poderá acessar sua nota pelo site do INEP na sessão “boletim de desempenho”. O estudante que não comparecer à prova, não poderá concluir o curso, salvo quando o estudante estiver cursando atividades curriculares fora do país.

Além do rendimento dos alunos, a titulação dos professores, qualidade da infraestrutura, entre outros, são quesitos que compõem a menção final da instituição de ensino superior. A menção varia de “(1)” a “5”, sendo a prova realizada pelo aluno o quesito de maior importância, equivalente a 70% da menção. A assessoria de imprensa do INEP acrescenta que as instituições que recebem notas “um” e “dois” são consideradas “não satisfatórias” e recebem a visita de fiscais do MEC.

Cursos avaliados em 2015:

Bacharelado: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia, turismo

Tecnólogo: comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing, processos gerenciais.

 

Lucas Valença

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress