Especialista defende empatia como ferramenta no jornalismo

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Mariana Dalcanale destaca como lidar com fontes sensíveis com empatia e respeito. Foto: Mateus Péres

A superintendente de Gestão de Pessoas da ANAC, Mariana Dalcanale, afirmou que a adoção da empatia no exercício jornalístico amplia a confiança entre repórteres e fontes, além de favorecer narrativas mais próximas da realidade dos entrevistados e do público.

A intervenção ocorreu nesta quarta-feira (20), durante a palestra “O que é rapport e empatia?”, no Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho.

De acordo com Mariana, a técnica do rapport cria condições de sintonia com as fontes e contribui para um ambiente em que os envolvidos no processo de apuração se sintam à vontade para expor suas experiências. Para a especialista, o jornalista deve se adaptar ao ambiente da fonte para estabelecer uma conexão: “É interessante nos igualarmos à outra pessoa, refletir a linguagem, o tom, o gestual, criar uma familiaridade”, destacou.

A superintendente também chamou atenção para os limites éticos que envolvem a prática, observando a necessidade de evitar seu uso como mecanismo de manipulação “Por trás de tudo devemos imaginar: e se fosse com você? Com a sua família? Você está fazendo algo de bom para o mundo?”

Prêmio Engenho

A palestra integrou a programação do Premio Engenho. Nos dias 19 e 20 de agosto, profissionais da comunicação compartilharam reflexões e orientações com estudantes de Jornalismo, em atividades voltadas ao fortalecimento da formação acadêmica e profissional.

Por Ágata Vaz

Sob supervisão do Luiz Cláudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress