O Caxias do Sul venceu, por 66 x 58, o Botafogo, no primeiro jogo do segundo dia do Torneio de Abertura NBB. O jogo foi realizado no Nilson Nelson, na tarde desta segunda-feira (29/9).
- Veja como foi o primeiro dia do torneio: Torneio de Abertura NBB: confira como foram os jogos do primeiro dia
Como destaque do jogo, o armador Matheusinho, do Botafogo, foi o cestinha da partida com 19 pontos. Outro destaque da partida foi a maneira que o Botafogo teve a vitória nas mãos, mas desperdiçou importantes oportunidade.

Sobre o jogo
A soberania do Caxias começou desde o início da partida. Em contrapartida, o Botafogo pouco conseguiu criar e pouco incomodou o Caxias, os pontos que fizeram foram por erros individuais do Caxias.
Atuações de destaque de Vezaro e Omena, além das boas defessas de Shamell e Tom deixaram o Caxias em uma boa posição para o segundo quarto. Fim de 1º quarto: Caxias do Sul 19 x 10 Botafogo.
Em uma situação pior na partida o Botafogo começou a correr atrás do prejuízo, A má atuação no primeiro quarto fez o time acordar e mexer no que conseguia.
A entrada do armador americano Blake conseguiu dar um respiro ao time. O atleta conseguiu encontrar bolas de três que o time precisava voltar para a disputa.
Com a pressão carioca, o time do Caxias teve que aguentar a pressão e buscar maneiras para voltar a dominar a partida. O Caixas ainda pontuava, mas a crescente do ataque e defesa do Botafogo fizeram o time carioca ir para o intervalo mais perto da virada.
Final de 2º quarto: Caxias 16 x 14 Botago. Final de 1º tempo: Caxias 35 x 28 Botafogo.

Se o segundo quarto mostrou que o Botafogo poderia chegar no resultado, o terceiro quarto foi a confirmação de que o momento do Botafogo era melhor. Tudo passou pelas mãos de Matheusinho.
O armador foi o principal responsável pela reconstrução do time em jogo, responsável por sete dos 19 pontos convertidos pela equipe na terceira etapa. Além do armador o ala Blake também foi bastante importante na reconstrução da equipe
O Botafogo chegou a passar no placar, mas só não se manteve, por que o adversário não deixou de lutar em qualquer momento.
O ala armador Shamell saiu do banco para colocar o time de volta no jogo. Além do ala, Luan também contribuiu para que a equipe continuasse na frente do placar.
Final de 3º quarto: Caxias 13 x 21 Botafogo. Caxias 48 x 45 Botafogo.
Toda a vantagem que o Botafogo buscou … foi desperdiçada. Com erros na saída de bola, erros na defesa e na frente a equipe do Caxias conseguiu voltar a dominar a partida.
Com os erros, Tom, Tiago e Miguel conseguiram colocar o Caxias na frente novamente. O Botafogo conseguiu somente 5 pontos em todo o quarto. Foi o pior aproveitamento não somente da partida mas do torneio até então. Caxias manteve o ritmo e conseguiu a vitória.
Final de 4º quarto: Caxias 18 x 7 Botafogo. Final de jogo: Caxias 66 x 52 Botafogo.
Próximos confrontos
O Botafogo volta às quadras nesta terça-feira (30/9), às 14h45, pelo embate contra o Minas. O Caxias depende do resultado desta partida para a definição da tabela e dos confrontos futuros.
Por João Pedro Carvalho
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira