O Unión, da Argentina, venceu por 85 x 81 do Unifacisa no segundo jogo do dia no torneio de abertura NBB. O destaque do time argentino foi o Guerra com 26 pontos.
O armador e líder de assistências na partida, Franco Balbi falou da preparação do Unión. “Viemos fazer o nosso melhor. E lógico que vai ter erro, lógico que vai ter muitos acertos, muita bola que a gente não quer. Mas para isso está para a pré-temporada, para errar e construir a partir dali fazer uma melhor equipe e fazer um melhor papel sempre dentro do quadro”.

Equilíbrio no primeiro quarto
Os dois times começaram com um ritmo rápido, mas foi o Unifacisa que controlou o início do jogo. O time da Paraíba realizou mais ações, mas não conseguiu converter sua maioria . Do outro lado, o Unión Santa Fé acertou os primeiros 11 arremessos tentados no jogo.
Entretanto, a equipe do Unifacisa ajustou a defesa e começou a forçar o erro nos arremessos do adversário e o jogo ficou mais parelho.
O final do primeiro quarto foi marcado pela igualdade dos dois times, mas foi o Unión Santa Fé que saiu na frente.
Primeiro quarto: Unifacisa 23 x 26 Unión.
Jimmy inspirado
O jogo voltou em equilíbrio, com o Unifacisa buscando virar o placar e o Unión tentando aumentar sua vantagem.
A defesa do Unifacisa que no primeiro quarto começou lenta, no segundo melhorou, limitando o time argentino a 44% dos arremessos tentados, e seu ataque foi mais certeiro comparado a do primeiro período, com 64% de conversão nos arremessos tentados.
Com estatísticas melhores e o destaque do segundo quarto sendo o Ala-armador Jimmy do Unifacisa, que terminou com 100% de assertividade no período. O time paraibano diminuiu a vantagem em dois pontos.
Segundo quarto: Unifacisa 47 x 49 Unión

Placar acirrado
O Unión Santa Fé voltou do intervalo com intensidade e acertou 16 arremessos de quadra, além de 7 lances livres convertidos, mas não foi o suficiente para criar uma diferença confortável no placar.
Apesar de não sair da frente no placar, o time argentino terminou o terceiro quarto com apenas uma posse de bola de diferença.
O armador norte americano Anthony foi o fundamental para garantir que essa vantagem não fosse maior, o cestinha do período anotou 7 pontos de 11 possíveis, além de ser o líder de assistências do jogo.
Terceiro quarto: Unifacisa 69x 72Unión
Erro decisivo
As defesas dos dois times se destacaram no quarto decisivo, o time da Paraíba limitou o adversário em 32,5% dos arremessos de quadra, enquanto seu ataque foi contido pelo time estrangeiro e teve 25% de aproveitamento.
O jogo ficou por uma diferença de apenas 1 ponto com 4 segundos restantes, mas no rebote de um lance livre para o Unión Santa Fé, o jogador do Unifacisa se atrapalhou e mandou a bola para a própria sexta e decretou a vitória do time da Argentina.
Quarto quarto: Unifacisa 81x85Unión
Próximos confrontos
O Unión Santa Fé volta a quadra da Arena BRB Nilson Nelson na terça-feira (30\9) contra o AD Brusque, as 12h15. E o Unifacisa depende do resultado desta partida para a definição da tabela e dos confrontos.
Por Felipe Morais e Pedro José Borges