Candangão: Samambaia vence Real Brasília antes de desafio contra Brasiliense

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Samambaia venceu o Real Brasília por 1 a 0 na abertura da quarta rodada do Candangão neste sábado (24) no campo do Defelê.

O gol foi marcado por Diego Xavier ainda no primeiro tempo.

Com a vitória, o Samambaia segue invicto e assumiu a liderança momentânea do campeonato com oito pontos.

Já o Real Brasília estaciona na sétima posição com quatro pontos, pode ser ultrapassado e até entrar na zona do rebaixamento dependendo do resultado dos jogos do Paranoá e do ARUC.

Foto: Mateus Péres

Eficiência dos visitantes

Mesmo como visitante, o Samambaia tinha mais posse e controle de jogo nos dez minutos iniciais.

Mas, a primeira oportunidade de gol foi do Real Brasília. Juanzinho puxou o contra-ataque pela direita, trouxe para o meio e foi derrubado na risca da grande área.

Davi Araújo foi o encarregado da cobrança e bateu no canto do goleiro Murilo, entretanto a bola foi para fora.

Logo depois, o Samambaia também teve uma chance clara de gol. A jogada foi originada em uma cobrança de lateral efetuada por Caetano, ele mandou para dentro da área e Vitor Xavier desviou na primeira trave.

A bola sobrou para Gustavo Lila que ficou na frente do arqueiro Léo Teles, mas o camisa 10 pegou errado e mandou por cima.

A partida seguiu e o Samambaia continuou com controle do jogo, mas com dificuldades em criar esse domínio em lances de perigo.

O Real Brasília, por sua vez, não conseguia exercer seu jogo pela competência defensiva dos visitantes. Mas, foi com meia hora de jogo que o zero saiu do placar.

Gol

O Real Brasília tinha a posse, mas a pressão no campo de ataque do Samambaia surtiu efeito.

Nolasco interceptou o passe e a bola sobrou com Gustavo Lila. Ele conduziu pelo meio e serviu Vitor Xavier na entrada da área e esperou a ação dos marcadores.

O camisa 20 achou o espaço pela direita e tocou para Diego Xavier que recebeu livre e só teve o trabalho de finalizar e tirar qualquer chance de defesa do goleiro Léo Teles.

O Samambaia abriu o placar e seguia martelando na reta final da primeira etapa.

O árbitro assinalou mais dois minutos de acréscimo e os visitantes seguiam com mais e posse e pressão no ataque, mas após o gol nenhum lance de perigo saiu.

O Real Brasília não teve felicidade nas transições ofensivas e nem sequer finalizou no alvo. A primeira etapa finalizou em vitória parcial para o Samambaia.

Foto: Mateus Péres

Triunfo do Samambaia

A segunda etapa começou e o Real Brasília precisou mudar sua postura para sonhar com a reação.

O Samambaia, mesmo com a vitória parcial, seguia com mais ímpeto ofensivo.

A primeira oportunidade do segundo tempo foi dos donos da casa. Juanzinho fez a jogada pela canhota e trouxe até a linha de fundo.

Fez o cruzamento, o goleiro Murilo tirou errado e ela sobrou com PV que cabeceou para fora, mas com perigo.

O Samambaia continuou no ataque, mas recuou um pouco mais as linhas em comparação ao primeiro tempo. Com isso, sobrou espaços na defesa do Real Brasília e os visitantes quase chegaram ao segundo gol.

Bola enfiada para Diego Xavier, que vinha sendo a principal válvula de escape do Samambaia, ele invadiu a área pela direita e fez o passe rasteiro para Danielzinho que se jogou na bola praticamente debaixo da trave, mas ele acabou pegando errado e carimbou a trave para sorte da equipe do Real Brasília.

A partida tomou tons finais e a reação dos mandantes ficava mais distante. Em desvantagem no placar, a equipe praticamente não chegou com muito perigo na segunda etapa, mas valorizou mais a posse.

O Samambaia se defendia com competência e tentava matar o jogo nos contra-ataques.

Já perto dos 40′ o Real Brasília teve mais chances, na cabeçada de Garcia e na finalização perigosa de Davi Araújo, mas sem sucesso.

Por outro lado, o Samambaia chegou a balançar as redes pela segunda vez, com Vitor Xavier após boa troca de passe no ataque, mas ele estava em condição irregular e o bandeirinha assinalou impedimento.

O árbitro assinalou seis minutos de acréscimo e o Real Brasília corria contra o tempo, mas não emplacava lances de perigo e cometia erros técnicos que irritavam seu torcedor presente no estádio.

O tempo acrescido passou e o Samambaia conseguiu segurar o resultado e venceu a partida pelo placar mínimo.

Foto: Mateus Péres

Agenda

O Samambaia volta a campo pelo Candangão no próximo sábado (31/01) para enfrentar o Brasiliense às 16h no Serejão. Jogo que vale pela liderança do campeonato.

O Real Brasília terá o Ceilândia como adversário no Abadião também no próximo sábado sem horário definido ainda.

Por Rafael Lins

Fotos: Mateus Péres

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress