Nadadora cega é destaque em grupo brasiliense

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A nadadora Larissa Nakabayashi, 26 anos, atleta do grupo Naurú Markswim se destaca como uma das rteve paralímpica brasileira na categoria S11, voltada para atletas com deficiência visual severa.

Ela é campeã nacional nos 50 e 100 metros livre e nos 200 metros medley, sendo os 50 metros sua prova principal.

Foto: Divulgação

Larissa começou na natação por hobby, mas seu interesse cresceu com os bons resultados nas competições.

Desde 2018, compete profissionalmente e já acumula títulos importantes. Inicialmente, o esporte foi uma válvula de escape para lidar com a depressão e a ansiedade após o ensino médio, enquanto ela ainda decidia entre seguir nos estudos para concursos ou focar no esporte de alto rendimento. Quando os resultados começaram a vir, Larissa decidiu por se dedicar integralmente em ser uma atleta profissional.

Condição

Entre as maiores conquistas da atleta, ela destaca  o exame genético que revelou sua condição, a Síndrome de Stargardt, uma doença genética que apareceu na vida de Larissa desde os 6 anos. Com o diagnóstico, Larissa encontrou respostas para os desafios visuais que enfrentava desde a infância, para enfim, entender melhor sua condição.

Em 2022, Larissa representou o Brasil em seu primeiro mundial, realizado na Itália. O evento foi ainda mais marcante pelo esforço que fez para financiar sua participação – faltando poucos dias para a viagem, uma vaquinha nas redes sociais garantiu as despesas de hospedagem e alimentação, o que fez com que Larissa disparasse nas redes sociais naquele período.

Leia mais sobre a atleta

Por Pedro José

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress