“De olho no Consumo”: o que fazer quando você recebe cartão de crédito sem ter pedido; assista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O consumidor brasileiro se vê muitas vezes perdido com burocracias e práticas abusivas no mercado. Dois casos exemplificam os desafios diários enfrentados pelos consumidores, que envolvem companhias aéreas e lojas de departamento.

A primeira história do programa “De Olho no Consumo” relata a experiência da estudante de publicidade, Isabela Cesário, que ao visitar uma conhecida loja de departamento, foi pressionada a adquirir um cartão de crédito da rede.

Após a jovem recusar diversas vezes, o cartão foi feito e a jovem descobriu uma cobrança adicional em sua fatura, sem qualquer aviso prévio por parte da empresa. “Me senti enganada”, desabafa.

Também são abordados no vídeo problemas recorrentes enfrentados por passageiros nos aeroportos.

No quadro Bate-bola com o consumidor, os consumidores relatam suas experiências com bagagens danificadas, cancelamentos sem explicação e a falta de assistência e cuidado por parte das companhias aéreas. “Você paga caro por um serviço e recebe um tratamento negligente”, comenta Guilherme Fernandes, empresário.

Programa no Youtube

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelo consumidor, o programa De Olho no Consumo busca ajudar o público a entender os direitos básicos. 

De Olho no Consumo é um programa que relata histórias reais, além de oferecer orientações jurídicas. O objetivo é ajudar as pessoas a evitar erros, promovendo uma cultura de consumo consciente e informado.

Tem uma história e gostaria de compartilhar? Encaminhe um e-mail contando sua história, juntamente com seu nome e telefone para contato: deolhonoconsumotv@gmail.com.

Assista ao episódio piloto: https://www.youtube.com/watch?v=DWUOoFFgbJk&t=3s

Por Natália Santos, Nathália Queiroz e André Loureiro

Apresentação do programa: Ana Luiza Moraes e Nathália Queiroz

Supervisionado por Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress