O consumidor brasileiro se vê muitas vezes perdido com burocracias e práticas abusivas no mercado. Dois casos exemplificam os desafios diários enfrentados pelos consumidores, que envolvem companhias aéreas e lojas de departamento.
A primeira história do programa “De Olho no Consumo” relata a experiência da estudante de publicidade, Isabela Cesário, que ao visitar uma conhecida loja de departamento, foi pressionada a adquirir um cartão de crédito da rede.
Após a jovem recusar diversas vezes, o cartão foi feito e a jovem descobriu uma cobrança adicional em sua fatura, sem qualquer aviso prévio por parte da empresa. “Me senti enganada”, desabafa.
Também são abordados no vídeo problemas recorrentes enfrentados por passageiros nos aeroportos.
No quadro Bate-bola com o consumidor, os consumidores relatam suas experiências com bagagens danificadas, cancelamentos sem explicação e a falta de assistência e cuidado por parte das companhias aéreas. “Você paga caro por um serviço e recebe um tratamento negligente”, comenta Guilherme Fernandes, empresário.
Programa no Youtube
Pensando nas dificuldades enfrentadas pelo consumidor, o programa De Olho no Consumo busca ajudar o público a entender os direitos básicos.
De Olho no Consumo é um programa que relata histórias reais, além de oferecer orientações jurídicas. O objetivo é ajudar as pessoas a evitar erros, promovendo uma cultura de consumo consciente e informado.
Tem uma história e gostaria de compartilhar? Encaminhe um e-mail contando sua história, juntamente com seu nome e telefone para contato: deolhonoconsumotv@gmail.com.
Assista ao episódio piloto: https://www.youtube.com/watch?v=DWUOoFFgbJk&t=3s
Por Natália Santos, Nathália Queiroz e André Loureiro
Apresentação do programa: Ana Luiza Moraes e Nathália Queiroz
Supervisionado por Luiz Claudio Ferreira