Começou, nesta semana, em Brasília, a etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). Essa é a edição com mais atletas inscritos em toda a história do evento, ao total, foram mais de 6 mil credenciados. A competição acontece até o dia 19 de outubro e conta com 31 modalidades.
Essa é a quarta vez que Brasília sedia o evento.
Para Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a capital federal é uma das principais localidades para o acontecer o Jub’s.
“Tecnicamente, Brasília é uma das melhores cidades, se não a melhor cidade do Brasil para realizar megas eventos esportivos como esse. A logística daqui facilita bastante e a cidade é muito linda.’’
O Jubs chega a sua 72º edição consagrando-se como o maior evento do desporto universitário na América Latina e com suma importância para a formação desses atletas. O presidente Luciano Cabral explica a variedade de atletas que participam do evento.
”Nós temos atletas que não são de alta performance esportiva e que encontram aqui uma competição organizada e sistematizada nos modelos de jogos olímpicos. Por outro lado, reunimos atletas de alta performance esportiva que usa essas competições para ter acesso ao ensino superior por meio de bolsas de estudos que são cedidas por essas universidades e polos de ensino . Ou seja, encontram no esporte um meio para uma pós graduação.”
Esta edição será dividida em duas etapas. Até o dia 13 de outubro, as modalidades que englobam o Jubs são atletismo, basquete, jiu-jitsu e jogos eletrônicos, como jogos de League of Legends, Free Fire, EAFC, entre outros.
A partir do dia 13, o evento recebe as modalidades coletivas como: futsal, handebol, futebol, vôlei, entre outras.
Na cerimônia de abertura, que aconteceu na quarta feira (9), o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), recebeu os medalhistas olímpicos Caio Bonfim (atletismo), Petrúcio Ferreira (paratleta do atletismo) e o judoca William Lima, os esportistas são os embaixadores desta edição do Jubs.
Além dos medalhistas olímpicos, a cerimônia contou com a participação do grupo de pagode brasiliense Di Propósito, responsável por encerrar a noite.
Estrangeiros
Além do destaque no número recorde de atletas nessa edição, o Jub’s Brasília também contará com a presença de atletas chineses, que disputarão o Badminton na competição.
O evento celebra a parceria de 50 anos entre Brasil e China. Uma parceria que proporcionará o intercâmbio esportivo e cultural entre os estudantes, atletas, técnicos e gestores, buscando assim, o crescimento do desporto universitário no Brasil, China e em todo mundo”.
Leia mais sobre o brasiliense Caio Bonfim clicando aqui
A entrada nos locais de competição é gratuita. Para acompanhar a programação, acesse: https://www.cbdu.org.br/confira-os-locais-e-horarios-de-competicao-do-jubs-brasilia-2024/
Por Pedro Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira