A planta Cannabis sativa possui mais de 100 fitocanabinoides. Entre eles, o Canabidiol (CBD), Canabinol (CBN) e o Cannabigerol (CBG) e Tetrahidrocanabinol (THC).
A extração desses componentes são utilizados para tratamento de doenças como fibromialgia, doença de Parkinson, epilepsia, entre outras.
Em entrevista à Agência de Notícias CEUB, o deputado distrital Max Maciel fala sobre as medidas que o governo tem tomado para desmistificar o uso medicinal da cannabis.
Ele ainda diz que a principal barreira sobre o tema é o conservadorismo, e o estigma está em torno do preconceito contra a planta.
Confira:
Leia mais sobre o tema
Leia mais sobre pesquisa medicinal com cannabis
Um estudo feito pelas formandas em biomedicina Ana Carolina Guimarães e Natasha Soares , orientadas pela professora Jacqueline Moser, do Centro Universitário de Brasília (Ceub), demonstrou uma maior eficácia no tratamento de epilepsia no meio pediátrico por meio do Cannabidiol (CBD).
O trabalho das alunas busca combater o preconceito contra o produto e outros derivados da planta Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha.
Mesmo útil para o tratamento de diferentes doenças, a Cannabis e seus derivados são alvos de preconceito. Cada medicamento a ser usado no Brasil precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por Evellyn Paola
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira